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Existem muitas definições de Dificuldades de Aprendizagem mas de acordo com Fonseca a definição do National Joint Committee of Learning Disabilities (1998) é a que reúne maior consenso:
"Dificuldades de aprendizagem (DA) é uma designação geral que se refere a um grupo heterogéneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e na utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita, e do raciocínio matemático. Tais desordens, consideradas intrínsecas ao indivíduo e presumindo-se que sejam devidas a uma disfunção do sistema nervoso central, podem ocorrer durante toda a vida." (Fonseca, 2008, p. 95)
"Numa perspectiva orgânica, as DA são desordens neurológicas que interferem com a recepção, integração ou expressão de informação, caracterizando-se, em geral, por uma discrepância acentuada entre o potencial estimado do aluno e a sua realização escolar. Numa perspectiva educacional, as DA reflectem uma incapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita, ou do cálculo ou para a aquisição de aptidões sociais." (Correia & Martins, 1999, p. 6)
Fontes:
Fonseca, V. d. (2008). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM abordagem neuropsicológica e psicopedagégica ao insucesso escolar (4ª ed.). Lisboa: Âncora.
Correia, L. d., & Martins, A. P. (1999). Dificuldades de Aprendizagem. Porto: Porto Editora.
Instituto Inclusão Brasil
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